Política
Política
Lula diz que é "inexplicável" a falta de autoridade da ONU para convencer Israel a dialogar
Brasileiro vem criticando postura do governo de Israel nos confrontos em Gaza e no Líbano
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (1º) que considera "inexplicável" que o Conselho de Segurança das Nações Unidas não tenha "autoridade" para, segundo ele, fazer com que Israel “se sente em uma mesa para conversar, ao invés de só saber matar”..
Lula vem criticando, desde o ano passado, a guerra envolvendo as Forças de Defesa de Israel, contra o grupo extremista Hamas, na Faixa de Gaza, e também contra o grupo extremista Hezbollah, no Líbano, desde a última semana.
Lula foi questionado sobre a operação que está sendo articulada pelo Brasil para resgatar brasileiros no Líbano. O primeiro voo oficial de repatriação deve ocorrer no fim de semana. "Nós vamos fazer isso [repatriar brasileiros] em todos os lugares que for preciso. Agora, o que eu lamento profundamente é o comportamento do governo de israel. Sinceramente, é inexplicável que o Conselho da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com quie Israel sente numa mesa para conversar, em vez de só saber matar."
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.