Política
Ucrânia não será tema do Brics, diz chanceler brasileiro
Cúpula começa na terça-feira (22) e vai até quinta-feira (24), na Rússia
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Ao desembarcar na Rússia na manhã desta segunda-feira (21), o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, foi indagado por repórteres sobre a possível inclusão da Ucrânia nas pautas da 16ª cúpula do Brics, que será realizada de terça (22) a quinta-feira (24).
Vieira ressaltou que o foco do encontro estará na discussão sobre a criação de uma categoria de membro associado ao bloco. Até o momento, cerca de 30 países já expressaram interesse em se juntar ao grupo. “Aqui nos Brics o tema é a cooperação dos Brics”, respondeu o chanceler brasileiro. De acordo com Vieira, a agenda é voltada para fortalecer a parceria entre os países membros, o que inclui a Rússia que, desde fevereiro de 2022, está em guerra contra a Ucrânia.
“O Brics, com a expansão, é um processo em formação e os chefes de Estado vão discutir todos os temas que estão na agenda, que são os novos parceiros e as modalidades [de participação no bloco]”, explicou o chefe da delegação brasileira. Questionado por jornalistas sobre se a Venezuela teria chances de ingressar no grupo como membro associado, Mauro Vieira respondeu que “todos os países candidatos têm [chance]".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.