Política
Política
Lula assinará acordo de reparação de 167 bilhões pela tragédia de Mariana
Julgamento em Londres sobre a tragédia de Mariana teve início nesta semana
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, irá assinar na próxima sexta-feira, 25, o acordo de R$ 167 bilhões para reparação de danos decorrentes do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015. O ato ocorre após uma séria de reuniões do chefe do Executivo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e outros chefes de pastas na últimas semanas.
A informação foi confirmada pela Secretaria da Comunicação Social (Secom) ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. O julgamento em Londres sobre a tragédia de Mariana teve início nesta semana. Do total previsto no acordo que será assinado na sexta-feira, R$ 100 bilhões serão pagos no prazo de 20 anos.
O desastre se deu em 5 de novembro de 2015, quando a barragem de rejeitos de minério da Samarco se rompeu, resultando na morte de 19 pessoas e no despejo de lama no rio Doce. A expectativa das empresas é que as indenizações, além do programa de transferência de renda a pescadores e agricultores atingidos, encerre cerca de 181 mil ações civis individuais que correm hoje na Justiça.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.