Política
Lula participa de jantar com Putin durante celebrações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Zambelli teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na última quinta-feira (30)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti Neto pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica no caso da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a PGR, os ataques coordenados tiveram o objetivo de desestabilizar as instituições e incitar atos antidemocráticos.
O órgão solicitou que os réus sejam condenados com base nos artigos 154-A e 299 do Código Penal, com aumento de pena por se tratar de crimes cibernéticos contra instituições públicas. Caso a deputada receba pena superior a quatro anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode comunicar a Câmara dos Deputados, o que pode levar à perda do mandato.
Zambelli já teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na última quinta-feira (30), por abuso de poder político e disseminação de notícias falsas sobre as eleições de 2022. A decisão também a tornou inelegível por oito anos. A deputada se disse vítima de perseguição política.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.