Política
Em pronunciamento do Dia do Trabalho, Lula defende fim da jornal 6x1 e fala sobre esquema no INSS

Após o encontro no Palácio do Planalto, os líderes seguem para o Palácio Itamaraty
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, nesta terça-feira (22), o presidente chileno Gabriel Boric para uma visita de Estado. Após o encontro no Palácio do Planalto, os líderes seguem para o Palácio Itamaraty, onde participam de almoço.
A reunião visa fortalecer as relações bilaterais, com ênfase em comércio, investimentos e na conclusão do Corredor Rodoviário Bioceânico. O evento também marca o Dia da Amizade entre Brasil e Chile, celebrado em 22 de abril, data que rememora o estabelecimento das relações diplomáticas em 1836.
Apesar da colaboração, Lula e Boric apresentam divergências em questões internacionais, como a crise na Venezuela e a guerra na Ucrânia. Lula adota uma postura mais conciliadora, enquanto Boric é mais crítico em relação às violações de direitos humanos e à invasão russa.
Além do encontro bilateral, ambos participam do Fórum Empresarial Brasil-Chile, discutindo temas estratégicos para a integração logística e comercial entre as duas nações. A visita conta com a presença de ministros, parlamentares e empresários chilenos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.