
Política
Em sessão, vereadora diz que mulher “branca, bonita e rica” incomoda
Sessão conduzida pela Comissão de Finanças discutia o aumento de 5,15%, dividido em duas parcelas, para o funcionalismo municipal

Foto: Reprodução/ Câmara Municipal de São Paulo
Durante audiência pública na Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça (29), a vereadora Cris Monteiro (Novo) afirmou que “uma mulher branca, bonita e rica incomoda”, ao criticar reações de manifestantes que protestavam contra o reajuste salarial parcelado dos servidores.
A sessão, conduzida pela Comissão de Finanças, discutia o aumento de 5,15%, dividido em duas parcelas, para o funcionalismo municipal. Representantes de sindicatos e associações criticaram o índice abaixo da inflação, apesar do orçamento recorde de R$ 125 bilhões aprovado para 2025.
Monteiro argumentou que parte dos servidores usufrui de privilégios inexistentes na iniciativa privada e afirmou que “nem todos fazem greve por aumento de salário”, valorizando, segundo ela, apenas os que são “dedicados”. O discurso gerou reações e interrompeu temporariamente a sessão.
A proposta, encaminhada pela Prefeitura, prevê correção salarial em duas etapas: 2,60% em maio deste ano e 2,55% em maio de 2026. As declarações da vereadora repercutem negativamente entre as categorias envolvidas, que continuam mobilizadas contra o parcelamento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.