Terça-feira, 20 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

"Guerra de tarifas ameaça sistema multilateral de comércio", afirma Celso Amorim

Política

"Guerra de tarifas ameaça sistema multilateral de comércio", afirma Celso Amorim

Assessor especial para Assuntos Internacionais do Planalto reafirma compromisso do Brasil com o multilateralismo

"Guerra de tarifas ameaça sistema multilateral de comércio", afirma Celso Amorim

Foto: Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasi

Por: Metro1 no dia 30 de abril de 2025 às 14:03

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, criticou nesta quarta-feira (29) o agravamento das disputas comerciais globais e reiterou o compromisso brasileiro com o multilateralismo.

Durante a abertura da reunião dos assessores de segurança nacional do BRICS, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, Amorim alertou para os riscos associados à adoção de tarifas protecionistas. “A guerra de tarifas ameaça de morte o sistema multilateral de comércio. As cadeias globais de produção correm sérios riscos, gerando incertezas que afetam as expectativas de renda e prosperidade de nossas populações”, declarou.

As falas do assessor ocorrem em um cenário de crescente tensão comercial entre Estados Unidos e China, que nas últimas semanas intensificaram medidas tarifárias mútuas, afetando o comércio entre as duas maiores economias do planeta.

Ao longo de seu discurso, Amorim também defendeu a cooperação internacional como resposta aos desafios atuais. “Não podemos regredir a um mundo onde as negociações ocorriam predominantemente de modo bilateral. A despeito dos riscos e das dificuldades, continuamos a apostar no multilateralismo”, afirmou.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossa plataforma, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Compartilhar conteúdo.