
Política
"Guerra de tarifas ameaça sistema multilateral de comércio", afirma Celso Amorim
Assessor especial para Assuntos Internacionais do Planalto reafirma compromisso do Brasil com o multilateralismo

Foto: Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasi
O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, criticou nesta quarta-feira (29) o agravamento das disputas comerciais globais e reiterou o compromisso brasileiro com o multilateralismo.
Durante a abertura da reunião dos assessores de segurança nacional do BRICS, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, Amorim alertou para os riscos associados à adoção de tarifas protecionistas. “A guerra de tarifas ameaça de morte o sistema multilateral de comércio. As cadeias globais de produção correm sérios riscos, gerando incertezas que afetam as expectativas de renda e prosperidade de nossas populações”, declarou.
As falas do assessor ocorrem em um cenário de crescente tensão comercial entre Estados Unidos e China, que nas últimas semanas intensificaram medidas tarifárias mútuas, afetando o comércio entre as duas maiores economias do planeta.
Ao longo de seu discurso, Amorim também defendeu a cooperação internacional como resposta aos desafios atuais. “Não podemos regredir a um mundo onde as negociações ocorriam predominantemente de modo bilateral. A despeito dos riscos e das dificuldades, continuamos a apostar no multilateralismo”, afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.