Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula cumprimenta Leão XIV e diz desejar continuidade do legado de Francisco; veja repercussão política

Política

Lula cumprimenta Leão XIV e diz desejar continuidade do legado de Francisco; veja repercussão política

Presidente, que está em visita de Estado à Rússia, publicou mensagem em suas redes sociais

Lula cumprimenta Leão XIV e diz desejar continuidade do legado de Francisco; veja repercussão política

Foto: Ricardo Stuckert/ PR/Reprodução/Vaticano News

Por: Metro1 no dia 08 de maio de 2025 às 17:25

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou pelas redes sociais, o novo papa, Leão 14, anunciado nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano. Em mensagem no X (antigo Twitter), o presidente desejou que o novo pontífice dê continuidade ao trabalho do antecessor, papa Francisco, morto em 21 de abril deste ano. 

"Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos."

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, também comemorou. "O anúncio que o mundo esperava finalmente aconteceu: habemus papam! Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade", disse Alckmin em uma rede social.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) também elogiou a escolha do novo líder da Igreja Católica. Em uma rede social, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) também comentou a escolha e defendeu o legado do último papa, Francisco.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica.  “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu o presidente em um post na sua rede social. "Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo”, acrescentou Trump.