
Política
Anielle Franco cogita candidatura ao Congresso em 2026
Ministra da Igualdade Racial diz que decisão será discutida com Lula; outros nomes do governo também miram disputa eleitoral

Foto: Senado Federal
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou nesta quarta-feira (14) que pode disputar uma vaga no Congresso Nacional nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante um jantar com deputadas e senadoras da base governista, em Brasília. Irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, Anielle nunca concorreu a cargos eletivos e afirmou que ainda vai conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de oficializar qualquer decisão.
"Coloquei meu nome à disposição, mas isso ainda será debatido com o presidente", disse a ministra ao jornal Folha de S.Paulo. Caso avance, a candidatura pode representar um passo importante para o fortalecimento da pauta antirracista no Legislativo.
Além de Anielle, outros nomes do primeiro escalão do governo Lula também são cotados para a disputa em 2026. Estão na lista o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede); o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT); a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB); o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT); o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP); o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB); e o atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).
As possíveis candidaturas fazem parte de uma movimentação do governo para manter influência no Congresso Nacional a partir de 2027, quando termina o atual mandato de Lula.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.