
Política
Ministério vai propor nova 'lista vermelha' de criminosos mais procurados do país
O 'Projeto Captura' prevê que essa lista ficará hospedada no site do ministério e poderá ser acessada por qualquer cidadão.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O Ministério da Justiça e Segurança Pública está em fase de finalização de uma proposta de criação de uma nova “lista vermelha” dos criminosos condenados mais procurados do país. O 'Projeto Captura' prevê que essa lista ficará hospedada no site do ministério e poderá ser acessada por qualquer cidadão.
O site também vai apresentar os canais de comunicação por onde os cidadãos poderão fazer denúncias sobre o paradeiro dessas pessoas. Além disso, está sendo avaliada a possiblidade de pagamento de recompensa por informações que levem à captura desses criminosos.
De acordo com o g1, o Ministério da Justiça quer usar a lista como ferramenta para promover a integração das forças policiais do país. Os criminosos serão indicados pelos governos estaduais. A ideia é que cada estado, e o DF, aponte pelo menos três nomes.
O texto que está sendo avaliado pelo ministro Ricardo Lewandowski prevê que serão apresentados sobre cada criminoso dados como foto, nome, número de documentos, como o CPF, além de total de condenações e crimes pelos quais foram condenado.
Atualmente, o governo já tem uma lista com os nomes e os dados de 14 criminosos procurados, que pode ser acessada pelo aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, o Sinesp Cidadão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.