
Política
PF deflagra nova fase de operação contra grupo ligado a Binho Galinha
Policiais militares são alvo da Operação Fallen por envolvimento em organização criminosa

Foto: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (28) a Operação Fallen, desdobramento da El Patrón, que tem como principal alvo o deputado estadual Binho Galinha (PRD). Nesta fase, são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão contra policiais militares suspeitos de integrar a organização criminosa em Feira de Santana. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público da Bahia (Gaeco), a Força Correcional Integrada (Force/Coger/SSP/BA) e a Corregedoria da Polícia Militar.
Segundo a PF, os policiais são investigados por crimes como lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. A corporação afirmou que o nome "Fallen", que significa "caído", faz referência à degradação moral e perda de valores éticos dos agentes envolvidos. Na primeira fase da El Patrón, em dezembro de 2023, foram cumpridos 10 mandados de prisão, 33 de busca e apreensão, e houve o bloqueio de R$ 200 milhões em bens.
Binho Galinha foi denunciado em fevereiro pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por chefiar a organização criminosa. As investigações apontam que o grupo movimentou mais de R$ 100 milhões ao longo de uma década. Três policiais militares agiam como o braço armado do grupo, realizando cobranças com violência. Relatórios da Receita Federal revelaram movimentações financeiras incompatíveis, além de bens não declarados. Imóveis, veículos e contas bancárias foram bloqueados, e seis empresas tiveram suas atividades suspensas.
A PF segue com as investigações para identificar outros envolvidos e crimes relacionados. Se condenados, os investigados podem cumprir penas superiores a 26 anos de prisão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.