
Política
Brasil quer enviar "tropa de choque" aos EUA para negociar tarifas já na semana que vem
Governo brasileiro tenta obter a suspensão da sobretaxa de 50% sobre produtos exportados aos EUA

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governo brasileiro pretende acelerar as negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas aplicadas aos produtos nacionais. Segundo uma fonte do Planalto, a expectativa é que um novo encontro ocorra já na próxima semana, em Washington, com a presença de uma “tropa de choque” formada pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), que também é vice-presidente da República. A ordem é discutir o tema “no mais alto nível possível”.
A movimentação ocorre após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada no domingo, na Malásia, que abriu caminho para o diálogo. Na manhã desta segunda-feira (noite de domingo no Brasil), negociadores dos dois países começaram a definir os próximos passos. O governo brasileiro tenta obter a suspensão da sobretaxa de 50% sobre produtos exportados aos EUA, considerada um gesto de boa vontade, embora não seja uma condição para o prosseguimento das tratativas.
Apesar de o encontro não ter resultado em avanços concretos, o clima foi considerado positivo por ambas as partes. Do lado americano, participaram o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante do Comércio, Jamieson Greer, enquanto Marco Rubio, secretário de Estado, não compareceu. O governo brasileiro acredita que a retomada das conversas e o tom amistoso de Trump, que elogiou Lula e o cumprimentou pelo aniversário de 80 anos, indicam disposição para um acordo em breve.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

