Segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Brasil quer enviar "tropa de choque" aos EUA para negociar tarifas já na semana que vem

Política

Brasil quer enviar "tropa de choque" aos EUA para negociar tarifas já na semana que vem

Governo brasileiro tenta obter a suspensão da sobretaxa de 50% sobre produtos exportados aos EUA

Brasil quer enviar "tropa de choque" aos EUA para negociar tarifas já na semana que vem

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 27 de outubro de 2025 às 08:44

O governo brasileiro pretende acelerar as negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas aplicadas aos produtos nacionais. Segundo uma fonte do Planalto, a expectativa é que um novo encontro ocorra já na próxima semana, em Washington, com a presença de uma “tropa de choque” formada pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), que também é vice-presidente da República. A ordem é discutir o tema “no mais alto nível possível”.

A movimentação ocorre após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada no domingo, na Malásia, que abriu caminho para o diálogo. Na manhã desta segunda-feira (noite de domingo no Brasil), negociadores dos dois países começaram a definir os próximos passos. O governo brasileiro tenta obter a suspensão da sobretaxa de 50% sobre produtos exportados aos EUA, considerada um gesto de boa vontade, embora não seja uma condição para o prosseguimento das tratativas.

Apesar de o encontro não ter resultado em avanços concretos, o clima foi considerado positivo por ambas as partes. Do lado americano, participaram o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante do Comércio, Jamieson Greer, enquanto Marco Rubio, secretário de Estado, não compareceu. O governo brasileiro acredita que a retomada das conversas e o tom amistoso de Trump, que elogiou Lula e o cumprimentou pelo aniversário de 80 anos, indicam disposição para um acordo em breve.