Sábado, 07 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula cobra países ricos sobre mudança do clima: "Vocês já tiraram proveito de poluir, e nós?"

Política

Lula cobra países ricos sobre mudança do clima: "Vocês já tiraram proveito de poluir, e nós?"

Brasileiro voltou a cobrar que países ricos financiem ações globais de enfrentamento às mudanças climáticas. Tema deve dominar debates da COP 30 em novembro, em Belém (PA)

Lula cobra países ricos sobre mudança do clima: "Vocês já tiraram proveito de poluir, e nós?"

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 06 de junho de 2025 às 17:34

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou de maneira incisiva, em discurso na França nesta sexta-feira (6), que os países ricos financiem ações globais de enfrentamento às mudanças climáticas.

"Vocês já tiraram proveito de poluir o planeta, já criaram o estado de bem-estar social. E nós, que não criamos nada, não vamos ter chance de criar? Essa é a discussão que está na mesa", disse.

Lula repetiu as críticas que vem fazendo à Organização das Nações Unidas (ONU) e defendeu que haja uma "governança global" capaz de punir os países que não cumprem negociações internacionais, como o Acordo de Paris. "É preciso que a gente abra a nossa cabeça para entender que a ONU precisa voltar a ser representativa. Quando a gente decida algo na COP 30, como se discutiu o Acordo de Paris, as pessoas não cumprem. E qual punição eles têm? Nenhuma", disse Lula.

"As florestas continuam sendo o pulmão do mundo, mas a pobreza é a desgraça do mundo. Os países que têm florestas são quase todos pobres. A América do Sul tem uma Amazônia envolvendo vários países. A Indonésia, o Congo, onde mais tem floresta?", seguiu. Lula deu as declarações no encerramento do Fórum Econômico Brasil-França, que reuniu empresários dos dois países em Paris. O presidente, acompanhando da primeira-dama Janja e de ministros, está em visita oficial à França.