
Política
Genial/Quaest: Avaliação negativa da relação do governo Lula com Congresso sobe para 51%
46% dos deputados federais agora avaliam o governo de forma negativa

Foto: Ricardo Stuckert/PR
A avaliação negativa da relação entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional aumentou de 43% para 51%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). O aumento foi especialmente expressivo entre os eleitores independentes, que passaram de 45% para 65%, e entre os eleitores do Centro, que registraram crescimento de 38% para 49%.
Além disso, 46% dos deputados federais agora avaliam o governo de forma negativa, o pior índice desde o início da atual gestão. Por outro lado, apenas 27% dos deputados classificam a administração de Lula de forma positiva, a menor taxa desde que assumiu o cargo.
Em relação à eleição presidencial de 2026, 68% dos entrevistados ainda acreditam que Lula será candidato, embora haja uma mudança nas expectativas quanto ao resultado. A pesquisa indica que 50% dos eleitores acreditam que o próximo vencedor será da oposição, aumento de 7 pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior. Entre os independentes, a confiança na vitória de um candidato oposicionista subiu de 53% para 62%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é visto como o principal nome da oposição, com 49% das menções, contra 39% no ano passado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.