
Política
Governo deve publicar nesta segunda decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade
A medida será acompanhada pela criação de um comitê de crise

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O governo brasileiro publicará até segunda-feira (14) o decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica, em resposta à tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. O decreto, assinado pelo presidente Lula, permitirá a aplicação de sanções comerciais equivalentes contra os EUA.
A medida será acompanhada pela criação de um comitê de crise coordenado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. O grupo contará com representantes de setores como carne bovina, suco de laranja, café, tecnologia e aviação, e discutirá tanto estratégias de retaliação quanto alternativas de mercados para os produtos brasileiros.
Lula classificou como infundadas as justificativas de Trump, que alegou déficit comercial com o Brasil e criticou o julgamento de Jair Bolsonaro. “Vamos aplicar a reciprocidade. Taxou aqui, vamos taxar lá”, afirmou o presidente, reforçando que o Brasil não aceitará imposições e que desequilíbrios devem ser tratados com base em dados oficiais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.