Segunda-feira, 14 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Mauro Cid depõe mais uma vez ao STF sobre 3 processos em que é réu

Política

Mauro Cid depõe mais uma vez ao STF sobre 3 processos em que é réu

Interrogatório de Cid ocorre no contexto de investigações sobre a tentativa de golpe

Mauro Cid depõe mais uma vez ao STF sobre 3 processos em que é réu

Foto: Ton Molina/STF

Por: Metro1 no dia 14 de julho de 2025 às 06:56

O tenente-coronel Mauro Cid será novamente ouvido no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (13), em três ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado de 2022. Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e agora deve fornecer informações cruciais para os processos que envolvem 23 réus em três núcleos distintos da trama golpista: o núcleo 2, de gerenciamento de ações (6 réus); o núcleo 3, de ações coercitivas (10 réus); e o núcleo 4, de operações de desinformação (7 réus).

O interrogatório de Cid ocorrerá no contexto de investigações sobre a tentativa de golpe, nas quais ele está envolvido como réu. Em junho deste ano, o ex-militar já havia sido ouvido no STF, no âmbito da ação contra o "núcleo crucial" da organização criminosa, no qual também figura o ex-presidente Bolsonaro. Neste processo, Cid foi o primeiro dos oito réus a depor, devido ao seu acordo de delação premiada com a Polícia Federal.

Cid, ao colaborar com a justiça, está fornecendo informações relevantes para as ações que investigam a participação de diversos grupos na tentativa de subverter a ordem democrática no Brasil. A expectativa é que seus depoimentos ajudem a elucidar o papel de cada um dos envolvidos no golpe frustrado de 2022.