
Política
Braga Netto será julgado no STF por envolvimento em trama golpista
General Braga Netto responde no STF por ataques digitais e planos de assassinato em trama golpista; defesa contesta acusações e mantém prisão preventiva

Foto: Isac Nóbrega/PR
O general Walter Braga Netto será julgado na próxima semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por seu suposto envolvimento na coordenação de atos violentos ligados à trama golpista. Entre as ações investigadas estão ataques digitais a comandantes das Forças Armadas e planos de assassinato de autoridades.
Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL), é apontado como uma das principais lideranças da organização que buscava um golpe de Estado. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), como general de quatro estrelas, ele possuía não apenas o poder institucional, mas também o dever legal e moral de conter as ações de Bolsonaro, o que agrava sua responsabilidade.
A defesa do militar contesta todas as acusações, classificando-as como “deturpações e ilações infundadas”. O general permanece preso desde 14 de dezembro de 2024, no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro, após suspeita de que Braga Netto teria tentado acessar a delação de Mauro Cid para interferir nas investigações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.