Domingo, 31 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Braga Netto será julgado no STF por envolvimento em trama golpista

Política

Braga Netto será julgado no STF por envolvimento em trama golpista

General Braga Netto responde no STF por ataques digitais e planos de assassinato em trama golpista; defesa contesta acusações e mantém prisão preventiva

 Braga Netto será julgado no STF por envolvimento em trama golpista

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Metro1 no dia 30 de agosto de 2025 às 15:21

O general Walter Braga Netto será julgado na próxima semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por seu suposto envolvimento na coordenação de atos violentos ligados à trama golpista. Entre as ações investigadas estão ataques digitais a comandantes das Forças Armadas e planos de assassinato de autoridades.

Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL), é apontado como uma das principais lideranças da organização que buscava um golpe de Estado. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), como general de quatro estrelas, ele possuía não apenas o poder institucional, mas também o dever legal e moral de conter as ações de Bolsonaro, o que agrava sua responsabilidade.

A defesa do militar contesta todas as acusações, classificando-as como “deturpações e ilações infundadas”. O general permanece preso desde 14 de dezembro de 2024, no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro, após suspeita de que Braga Netto teria tentado acessar a delação de Mauro Cid para interferir nas investigações.