Domingo, 31 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governadores do Nordeste rebatem críticas de Romeu Zema

Política

Governadores do Nordeste rebatem críticas de Romeu Zema

Nota do Consórcio Nordeste reforça que Bahia e demais estados não vivem de “ajuda eterna” e defende respeito e cooperação federativa

Governadores do Nordeste rebatem críticas de Romeu Zema

Foto: Reprodução/Consórcio Nordeste

Por: Metro1 no dia 30 de agosto de 2025 às 16:34

Atualizado: no dia 30 de agosto de 2025 às 16:49

Os governadores do Nordeste, por meio do Consórcio Nordeste, divulgaram na última sexta-feira (29) uma nota em repúdio às declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que questionaram os repasses federais à região. Segundo os gestores, as falas “insultam” os estados nordestinos e reforçam que o Brasil “só avançará com cooperação federativa, respeito e verdade”.

O levantamento divulgado pelo consórcio mostra que, em 2024, o BNDES aplicou 73% dos recursos no Sul e Sudeste, enquanto o Nordeste recebeu apenas R$ 13,3 bilhões. Minas Gerais, isoladamente, ficou com R$ 12,7 bilhões. A dívida estadual com a União também é concentrada: 92% está no Sul e Sudeste, contra 3% do Nordeste.

Os governadores defendem ainda programas sociais, como Bolsa Família e BPC, que geram efeitos multiplicadores na economia local, e criticam a “retórica que divide o país e compromete o ambiente de negócios”. A nota reafirma repúdio a “toda forma de racismo, xenofobia e estigmatização regional”.

As críticas ocorrem após Zema afirmar que o Nordeste recebe “ajuda eterna” e acusar o governo federal de usar recursos como “moeda de troca” política.