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Previdência adota linguagem simples no ministério para facilitar acesso a serviços

Política

Previdência adota linguagem simples no ministério para facilitar acesso a serviços

Cartas, avisos, aplicativos e materiais do INSS passarão a usar termos claros e diretos para garantir compreensão de todos os cidadãos

Previdência adota linguagem simples no ministério para facilitar acesso a serviços

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 30 de agosto de 2025 às 18:27

O Ministério da Previdência determinou a adoção de linguagem simples em todos os atos e materiais de comunicação da pasta, incluindo avisos, e-mails, aplicativos, materiais informativos e a central 135, utilizada pelos cidadãos para acessar serviços do INSS. A medida foi oficializada por portaria publicada em 28 de agosto.

O objetivo, segundo a pasta, é garantir que a comunicação seja compreendida pelo maior número possível de pessoas, com atenção especial a idosos, brasileiros com baixa escolaridade e pessoas com deficiência.

A portaria, assinada pelo ministro Wolney Queiroz, orienta o uso de palavras e expressões em seu sentido comum, frases curtas e concisas e a eliminação de jargões, termos técnicos e informações desnecessárias.

Também determina que os órgãos e entidades vinculadas à Previdência revisem os materiais já existentes e elaborem novos seguindo as diretrizes de linguagem simples.