
Política
Kim Kataguiri e Célia Xakriabá discutem em sessão da Câmara; Motta aciona Polícia Legislativa
A Casa aprovou a lei que altera regras no licenciamento ambiental

Foto: Bruno Spada/Reprodução/Câmara dos Deputados/Montagem Terra
Durante uma sessão na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (17), o deputado Kim Kataguiri (União-SP) e a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) discutiram, resultando no acionamento da Polícia Legislativa.
Em meio ao debate sobre o projeto de lei que altera o texto do licenciamento ambiental, Kataguiri afirmou que haveria muitos parlamentares que seriam contra a proposta por questões financeiras.
Xakriabá contestou o deputado. “Primeiro esse deputado estrangeiro, esse deputado reborn que acabou de falar e quer ter o direito de falar da questão indígena. O senhor não sabe da história, portanto o senhor fica quieto, o senhor é estrangeiro aqui, tinha de pedir perdão para os povos indígenas”, disse a parlamentar.
Em resposta, o deputado rebateu usando o termo “cosplay” de pavão, em referência ao cocar da deputada, que é indígena. “Determinada deputada me chamou de ‘deputado estrangeiro’. E, ali, próximo de onde estão meus ancestrais, tem o pavão, um animal lá da Ásia. Não tem nada a ver com tribo indígena aqui no Brasil, mas tem gente que parece que gosta de fazer cosplay”, alegou Kataguiri.
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) se referiu à Xakriabá, quando a chamou de “pavão misterioso”. A deputada pediu direito de resposta e disse que a situação é um "racismo televisionado". Ela foi silenciada e a discussão se intensificou. O presidente da Casa, Hugo Motta, solicitou a intervenção da Polícia Legislativa na tentativa de manter a ordem da sessão.
O projeto de lei que altera regras referente a emissão de licenciamento ambiental no país foi aprovada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.