Quinta-feira, 17 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula é patriota e não vai deixar que o Brasil vire quintal dos EUA, diz Jerônimo

Política

Lula é patriota e não vai deixar que o Brasil vire quintal dos EUA, diz Jerônimo

Fala do governador foi feita ao comentar, durante visita a Juazeiro, a alta na avaliação positiva do presidente

Lula é patriota e não vai deixar que o Brasil vire quintal dos EUA, diz Jerônimo

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Por: Jairo Costa Júnior, enviado especial a Juazeiro no dia 17 de julho de 2025 às 13:58

Atualizado: no dia 17 de julho de 2025 às 14:43

Horas antes do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Juazeiro, onde participa de uma série de anúncios e entregas na área de Saúde, o governador Jerônimo Rodrigues atribuiu a reversão na curva de impopularidade do petista e alta na avaliação positiva do governo federal à postura dele diante do tarifaço imposto pelo presidente do Estados Unidos, Donald Trump.

"Eu não tenho dúvidas de que o crescimento na popularidade de Lula vem de tudo que ele tem feito no governo, mas também do fato de que a corda está esticada no Brasil. O ex-presidente (Jair Bolsonaro) criou uma cizânia entre dois lados, dois Brasis. Mas somos um só, com interesses diferentes, claro, e que se resolvem na mesa de negociação. Por isso Lula já começou a reverter (a impopularidade), porque a postura dele é de um patriota que não vai deixar o Brasil virar quintal de nenhum outro país", disparou Jerônimo.

Nos últimos dias, duas novas pequisas, a dos institutos AtlasIntel e Quaest, haviam detectado uma ligeira alta na avaliação positiva de Lula e um recuo nos índices negativos, a reboque da reação do governo brasileiro ante a ofensiva deflagrada por Trump, supostamente em apoio à anistia para Bolsonaros e demais aliados acusados de tentativa de golpe e abolição violenta do Estados Democrático de Direita. Antes, o governador já havia classificado a taxação de 50% imposta por Trump aos produtos brasileiros como "tentativa de golpe".   

Jerônimo também não economizou críticas a Bolsonaro, a quem imputa o desmantelamento de políticas públicas importantes criadas pelos governos Lula e Dilma Rousseff, em especial, o Minha Casa Minha Vida. "O ex-presidente vinha à Bahia fazer motociata, brincar de moto. O Lula vem hoje à Bahia anunciar obras do PAC, fazer entregas", emendou Jerônimo, em conversa com o Metro1.