
Política
STF retoma atividades nesta sexta com expectativa de manifestações em apoio a Moraes
Alexandre de Moraes é alvo de sanções impostas nesta semana pelo governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky

Foto: Fellipe Sampaio /STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma os trabalhos nesta sexta-feira (1º), após o recesso de julho, com a tradicional cerimônia de abertura do semestre. Além da retomada da pauta de julgamentos prevista para agosto, a sessão deve ser marcada por manifestações de apoio ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanções impostas nesta semana pelo governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky.
As sanções incluem bloqueio de bens e proibição de transações financeiras, e geraram forte reação do governo brasileiro e de autoridades do Judiciário. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foram alguns dos que expressaram solidariedade a Moraes e criticaram as medidas norte-americanas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também repudiou oficialmente a decisão do governo Trump e tem se reunido com ministros do STF para discutir uma estratégia conjunta em defesa da Corte e da soberania das instituições brasileiras frente à pressão internacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.