
Política
STF determina bloqueio de salário e bens de Marcos do Val após operação da PF
Moraes impõe medidas severas contra o senador, incluindo tornozeleira eletrônica e bloqueio de bens e contas.

Foto: Divulgação/Agência Senado
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de salário, verbas de gabinete, bens, contas bancárias, e até cartões e chaves Pix do senador Marcos do Val (Podemos-ES), após uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (4). A medida foi tomada devido ao descumprimento de uma ordem judicial, em que Do Val deixou o país sem autorização do STF e retornou ao Brasil nesta data. Além disso, o passaporte diplomático do senador foi apreendido, e ele deverá usar tornozeleira eletrônica.
De acordo com a decisão, os bens de Do Val, como imóveis, veículos e até aeronaves, também foram bloqueados, assim como a proibição de utilização de redes sociais. As novas medidas seguem as restrições impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o recolhimento domiciliar noturno, com a permissão de sair de casa apenas entre 6h e 19h, de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana e feriados, tanto o senador quanto Bolsonaro deverão permanecer em casa.
O senador foi abordado no Aeroporto de Brasília ao desembarcar de sua viagem aos Estados Unidos. Segundo a Polícia Federal, ele usou seu passaporte diplomático para deixar o Brasil, após desobedecer uma ordem do ministro Moraes. No momento, Do Val está sendo monitorado e acompanhado por seu advogado, enquanto a tornozeleira eletrônica está sendo instalada no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime) do Distrito Federal.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.