Política
Lula conversa com premiê da Índia sobre tarifas dos EUA e mira diálogo com presidente da China

Governador do Rio Grande do Sul, porém, também critica falas de Lula sobre os Estados Unidos
Foto: Vitor Rosa/Secom
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), atribuiu nesta quarta-feira (6) à família Bolsonaro a “responsabilidade maior” pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo Leite, o próprio deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) admitiu publicamente a articulação com autoridades americanas.
"É claro que se envolve um componente da atuação do próprio presidente da República. Mas está muito claro que a responsabilidade maior da imposição desse sacrifício ao Brasil e aos brasileiros está na família Bolsonaro", disse ele.
Leite se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin, nesta quarta. Entre as falas de Lula que, segundo Leite, prejudicaram a relação com Washington, ele citou críticas ao dólar e declarações de tom antiamericano. "Eles próprios avocam essa responsabilidade. O deputado Eduardo Bolsonaro admite isso. Mas não dá para negar que muitas manifestações feitas pelo presidente Lula, de alguma forma, colaboraram para criar um ambiente de animosidade".
O governador defendeu que o governo brasileiro adote “sobriedade e serenidade” no diálogo com os EUA, apontando o Canadá como exemplo de país que, mesmo alvo de provocações, manteve relações diplomáticas estáveis para evitar danos econômicos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.