
Política
Lula conversa com premiê da Índia sobre tarifas dos EUA e mira diálogo com presidente da China
Países buscam reação conjunta às medidas dos EUA

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Lula conversa nesta quinta-feira (7) com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sobre as tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos a ambos os países. A informação foi confirmada pelo assessor especial da Presidência, Celso Amorim, que também afirmou que o próximo contato deve ser com o presidente da China, Xi Jinping, após ligação feita com Wang Yi, responsável pela diplomacia do Partido Comunista Chinês. As informações são da Folha de São Paulo.
Segundo Amorim, há uma articulação entre Brasil, Índia e China, membros do Brics afetados por sanções econômicas, para fortalecer o diálogo diante das retaliações norte-americanas relacionadas ao comércio com a Rússia. O assessor destacou que tanto Lula quanto Xi Jinping demonstraram interesse na conversa, embora a realização dependa da compatibilidade de agendas.
Na quarta-feira (6), o presidente dos EUA, Donald Trump, determinou uma sobretaxa de 25% sobre importações da Índia, elevando o total para 50%, com início previsto em 21 dias. A medida visa pressionar indiretamente a Rússia pela continuidade da guerra contra a Ucrânia.
A imprensa indiana informou que Modi deve visitar a China ainda este mês, após passagem pelo Japão. Wang Yi, por sua vez, deve ir a Nova Déli para alinhar detalhes do encontro com Xi. Nos últimos meses, a relação entre os dois países asiáticos tem se estreitado com reuniões bilaterais e visitas diplomáticas de alto nível.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.