Quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Câmara aprova MP que cria programa para acelerar análise de benefícios do INSS

Política

Câmara aprova MP que cria programa para acelerar análise de benefícios do INSS

Proposta prevê bônus por produtividade a servidores e visa reduzir fila de espera; texto segue para o Senado

Câmara aprova MP que cria programa para acelerar análise de benefícios do INSS

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 07 de agosto de 2025 às 15:05

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (7) a medida provisória que cria um novo programa para acelerar a análise de benefícios do INSS. O texto segue agora para votação no Senado e precisa ser aprovado até a próxima terça-feira (12), quando perde a validade.

A MP foi a primeira matéria aprovada pela Câmara após a desocupação do plenário por parlamentares da oposição, que mantiveram o espaço bloqueado por 47 horas. A votação também marcou o início dos trabalhos legislativos do segundo semestre.

O novo Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) terá duração de 12 meses, a contar de 15 de abril, data em que a MP foi publicada, com possibilidade de prorrogação até, no máximo, 31 de dezembro de 2026.

O objetivo é reduzir a fila de espera do INSS, ampliando a capacidade de análise de benefícios previdenciários e assistenciais. Para isso, o programa prevê o pagamento de bônus por produtividade: R$ 68 por processo concluído a servidores do INSS e R$ 75 a peritos médicos federais.

A regulamentação do programa e os critérios de adesão serão definidos pelos ministérios da Previdência, da Casa Civil e da Gestão e Inovação. Um comitê com representantes dessas três pastas e do INSS será criado para monitorar e avaliar os resultados do PGB.