
Política
Governadores se reúnem em Brasília para tratar de tarifaço nesta quinta
Cerca de 10 governadores devem participar do encontro fechado na residência do governador Ibaneis Rocha

Foto: Divulgação/Secom
Governadores de nove estados e do Distrito Federal devem se reunir hoje, às 16h, em Brasília, para discutir o tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro ocorrerá na casa do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou a valer na quarta-feira (6).
Entre os nomes confirmados, estão Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ratinho Jr. (PSD), do Paraná; e Wilson Lima (União), do Amazonas.
À CNN, Ibaneis Rocha afirmou que os governadores do país estão "muito preocupados" e que, devido à tarifa, muitas exportações foram canceladas.
O Brasil tenta firmar um acordo com os EUA referente à tarifa de 50% desde o último mês, quando Trump anunciou que o país seria taxado. No fim de julho, uma comitiva de senadores brasileiros chegou a viajar aos Estados Unidos para reverter a situação. Porém, o máximo que conseguiram foi o adiamento da tarifa, que começaria a valer no dia 1º de agosto, para esta quarta-feira (6).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.