Quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governadores se reúnem em Brasília para tratar de tarifaço nesta quinta

Política

Governadores se reúnem em Brasília para tratar de tarifaço nesta quinta

Cerca de 10 governadores devem participar do encontro fechado na residência do governador Ibaneis Rocha

Governadores se reúnem em Brasília para tratar de tarifaço nesta quinta

Foto: Divulgação/Secom

Por: Metro1 no dia 07 de agosto de 2025 às 15:51

Governadores de nove estados e do Distrito Federal devem se reunir hoje, às 16h, em Brasília, para discutir o tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro ocorrerá na casa do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou a valer na quarta-feira (6).

Entre os nomes confirmados, estão Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ratinho Jr. (PSD), do Paraná; e Wilson Lima (União), do Amazonas.

À CNN, Ibaneis Rocha afirmou que os governadores do país estão "muito preocupados" e que, devido à tarifa, muitas exportações foram canceladas.

O Brasil tenta firmar um acordo com os EUA referente à tarifa de 50% desde o último mês, quando Trump anunciou que o país seria taxado. No fim de julho, uma comitiva de senadores brasileiros chegou a viajar aos Estados Unidos para reverter a situação. Porém, o máximo que conseguiram foi o adiamento da tarifa, que começaria a valer no dia 1º de agosto, para esta quarta-feira (6).