Política
Conselho Nacional de Direitos Humanos pede à ONU que sanções de Trump contra Moraes sejam suspensas

Sem citar nomes, chanceler disse que constituição brasileira não está em "qualquer mesa de negociação"
Foto: Pedro França/Agência Senado
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta segunda-feira (4), que a Constituição brasileira "não está em mesa de negociação", ao mencionar a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Para o chanceler, a soberania brasileira "não é moeda de troca diante de exigências inaceitáveis".
"Nossa sociedade democrática e suas instituições derrotaram uma tentativa de golpe militar cujos responsáveis estão hoje no banco dos réus em processos transparentes, transmitidos pela TV em tempo real, com direito a ampla defesa e com pleno respeito ao devido processo legal. A constituição cidadã não está e nunca estará em qualquer mesa de negociação. Nossa soberania não é moeda de troca diante de exigências inaceitáveis", disse.
Vieira ainda disse ter orgulho de defender a "soberania brasileira de ataques orquestrados por brasileiros em conluio com forças estrangeiras". A declaração ocorreu durante uma sessão solene em celebração aos 80 anos de fundação do Instituto Rio Branco (IRBr) e acontece após uma escalada na tensão entre Estados Unidos e Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.