
Política
Senadores da oposição se acorrentam à mesa do plenário do Senado
Congressistas protestam contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e prometem deixar o local apenas se impeachment de Moraes entrar em pauta

Foto: Reprodução/Jorge Seif
Em um ato de protesto realizado nesta quarta-feira (6), senadores bolsonaristas se acorrentaram à mesa da presidência do Senado.
A manifestação, liderada por Magno Malta (PL-ES) e Jorge Seif (PL-SC), reuniu outros parlamentares aliados de Jair Bolsonaro (PL) e foi uma reação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente.
A ocupação da mesa da presidência só acabará, segundo os bolsonaristas, se o chamado “pacote da paz” for pautado na Câmara e no Senado. Entre as demandas estão:
- Anistia ampla, geral e irrestrita para todos os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo o próprio Jair Bolsonaro, em trâmite na Câmara;
- impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, cujos pedidos tramitam no Senado;
- fim do foro privilegiado, com mudanças no regimento que fariam com que processos como o de Bolsonaro fossem transferidos do STF para a primeira instância.
Os bolsonaristas prometem não permitir o início das sessões legislativas nem a tramitação de outras pautas enquanto essas reivindicações não forem atendidas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.