
Política
Plano de contingência contra tarifaço será divulgado até terça, diz Alckmin
Governo criará parâmetro para medir impacto em cada setor

Foto: Júlio César Silva/MDIC
O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quinta-feira (8) que o plano emergencial para apoiar os setores prejudicados pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos deve ser divulgado até terça-feira (12). A proposta já foi apresentada ao presidente Lula, que finalizou sua análise, e a decisão será anunciada em breve.
A estratégia incluirá um critério para avaliar a variação das exportações dentro de cada segmento, garantindo mais precisão no apoio. “Ele [o plano de contingência] foi apresentado ao presidente Lula, que terminou ontem tarde da noite o trabalho [de leitura]”, declarou Alckmin em entrevista à imprensa.
O foco será direcionado às empresas com maior exposição ao mercado norte-americano. Alckmin destacou que alguns setores destinam a maior parte da produção ao exterior, enquanto outros têm forte demanda interna, o que exige critérios distintos de apoio.
Citando o ramo de pescados, o ministro explicou que produtos como a tilápia têm maior consumo nacional, ao passo que o atum é majoritariamente exportado. “Às vezes dentro de um próprio setor, você tem uma diferenciação de quem exporta mais e menos”, afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.