
Política
Ministério das Relações Exteriores e Gleisi condenam ataques de autoridade dos EUA ao Judiciário brasileiro
Secretário dos EUA acusou um ministro do STF de exercer poder autoritário ao ameaçar autoridades dos demais poderes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria de Relações Institucionais repudiaram as críticas feitas pelo vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Landau, ao Judiciário brasileiro. Landau acusou um ministro do STF de exercer poder autoritário ao ameaçar autoridades dos demais poderes.
Segundo o Itamaraty, a postagem do vice-secretário representa um ataque frontal. “Essa manifestação caracteriza novo ataque frontal à soberania brasileira e a uma democracia que recentemente derrotou uma tentativa de golpe de Estado e não se curvará a pressões, venham de onde vierem”, respondeu a pasta em nota sábado (9) à noite.
O Itamaraty mencionou que essa foi a segunda manifestação hostil do governo estadunidense em três dias. “O Governo brasileiro manifestou ontem [sexta-feira, 8] à embaixada dos Estados Unidos seu absoluto rechaço às reiteradas ingerências do governo norte-americano em assuntos internos do Brasil, e voltará a fazê-lo sempre que for atacado com falsidades como as da postagem de hoje [sábado, 9], disseminadas pelo subsecretário de Estado, Christopher Landau”, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann também rechaçou as postagens do vice-secretário de Estado do governo de Donald Trump. Ela classificou de “arrogante” e de “gravíssima ofensa” as insinuações de interferência do Judiciário em outros Poderes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.