
Política
Haddad confirma plano de contigência para setores afetados por tarifaço dos EUA
Medida provisória deve detalhar valores e processos de apoio; governo promete crédito e preservação de empregos, mantendo meta de déficit zero

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o plano de contingência para produtos afetados pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos será anunciado nesta quarta-feira (13), em Brasília. O evento está marcado para as 11h30, no Palácio do Planalto, com a presença de empresários convidados.
"O presidente disse que sim. Eu não sei os preparativos, que não é a minha alçada. Ele ia assinar hoje, mas preferiu anunciar amanhã. Está na linha do que eu já disse nas emissoras e em outras entrevistas. Exatamente aquilo. Mas vai estar detalhado os valores, os processos", afirmou Haddad, após participar de uma comissão no Congresso.
De acordo com o ministro, “o texto está 100% definido” e “contempla as várias demandas do setor produtivo”. “Nós tivemos reuniões com os setores produtivos. E eu penso que, dentro dos limites estabelecidos, ele contempla particularmente os setores afetados pelo tarifaço”, acrescentou.
O plano vem sendo elaborado há mais de um mês e foi discutido pela última vez no domingo (10) com o presidente Lula e outros ministros. A taxação de 50% sobre diversos produtos brasileiros foi anunciada pelo presidente americano Donald Trump e entrou em vigor no dia 6, mas cerca de 700 itens foram retirados da lista pouco antes pelo governo dos EUA.
Setores que permaneceram sob as tarifas relataram “demissões, cancelamento de investimentos e dificuldade de encontrar alternativas para venda dos produtos que estavam prontos e encomendados para exportação ao mercado americano”.
A prioridade do governo, segundo Haddad, é manter empregos e conceder crédito aos setores que precisarem, mas “todas as soluções vão ficar dentro da meta” de déficit zero. O ministro também afirmou que “não haverá waiver” — jargão econômico que significa que as regras das medidas serão aplicadas integralmente, sem exceções ou flexibilizações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.