
Política
Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil pode ser votada até dezembro, diz Lira
Em julho, a comissão especial já aprovou o relatório do projeto

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O deputado Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, afirmou que a proposta pode ser votada e sancionada ainda em 2025, entrando em vigor já em 2026. Segundo ele, há consenso no Congresso sobre a importância da medida, considerada uma forma de justiça tributária.
“O Congresso teve habilidade para votar a reforma tributária do consumo e eu não tenho dúvida de que terá habilidade para se encontrar uma forma de fazer justiça tributária para quem ganha até 5 mil reais. É inevitável que esse assunto seja aprovado e, se a gente não discutir de forma mais uníssona a compensação, nós vamos ter um projeto que pode ser modificado substancialmente nos plenários das Casas”, disse o parlamentar após reunião com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo
Apesar do otimismo, Lira ressaltou que a definição do cronograma cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em julho, a comissão especial já aprovou o relatório do projeto, e agora Motta deve abrir prazo para apresentação de emendas e destaques antes de levar a proposta à votação final.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.