
Política
Brasil deu exemplo aos EUA na defesa da democracia, diz professor de Harvard
Professor de Harvard elogia firmeza do Supremo Tribunal Federal (STF) e critica postura dos EUA

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O cientista político Steven Levitsky, da Universidade de Harvard, afirmou que o Brasil respondeu melhor ao ataque golpista à democracia do que os Estados Unidos. Segundo ele, o Supremo Tribunal Federal (STF) agiu corretamente ao reagir com firmeza à ameaça golpista, ao contrário do Congresso e Judiciário americanos, que, segundo sua avaliação, recuaram diante do autoritarismo de Donald Trump. A declaração foi feita durante o seminário Democracia em Perspectiva na América Latina e no Brasil, promovido pelo Senado, nesta terça-feira (12).
Coautor do livro “Como as democracias morrem”, Levitsky criticou a postura dos EUA diante do julgamento de Jair Bolsonaro, apontando interferência política de Trump e destacando a imposição de tarifas e sanções contra o Brasil e o ministro Alexandre de Moraes. Como cidadão estadunidense, disse sentir vergonha pela forma como seu país atacou o Brasil por ações que os próprios EUA deveriam ter tomado.
Ele alertou que, atualmente, as democracias são ameaçadas por líderes eleitos que fragilizam as instituições. Citou Bolsonaro e Javier Milei como exemplos de populistas que desafiam o Congresso e o Judiciário, gerando crises políticas e riscos democráticos.
Apesar dos desafios, Levitsky destacou a resistência das democracias latino-americanas, mesmo sob pressão de economias frágeis, corrupção, violência e redes sociais. Para ele, a defesa da democracia exige ação firme de instituições, políticos e da sociedade civil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.