Quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Brasil deu exemplo aos EUA na defesa da democracia, diz professor de Harvard

Política

Brasil deu exemplo aos EUA na defesa da democracia, diz professor de Harvard

Professor de Harvard elogia firmeza do Supremo Tribunal Federal (STF) e critica postura dos EUA

Brasil deu exemplo aos EUA na defesa da democracia, diz professor de Harvard

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 13 de agosto de 2025 às 10:48

O cientista político Steven Levitsky, da Universidade de Harvard, afirmou que o Brasil respondeu melhor ao ataque golpista à democracia do que os Estados Unidos. Segundo ele, o Supremo Tribunal Federal (STF) agiu corretamente ao reagir com firmeza à ameaça golpista, ao contrário do Congresso e Judiciário americanos, que, segundo sua avaliação, recuaram diante do autoritarismo de Donald Trump. A declaração foi feita durante o seminário Democracia em Perspectiva na América Latina e no Brasil, promovido pelo Senado, nesta terça-feira (12).

Coautor do livro “Como as democracias morrem”, Levitsky criticou a postura dos EUA diante do julgamento de Jair Bolsonaro, apontando interferência política de Trump e destacando a imposição de tarifas e sanções contra o Brasil e o ministro Alexandre de Moraes. Como cidadão estadunidense, disse sentir vergonha pela forma como seu país atacou o Brasil por ações que os próprios EUA deveriam ter tomado.

Ele alertou que, atualmente, as democracias são ameaçadas por líderes eleitos que fragilizam as instituições. Citou Bolsonaro e Javier Milei como exemplos de populistas que desafiam o Congresso e o Judiciário, gerando crises políticas e riscos democráticos.

Apesar dos desafios, Levitsky destacou a resistência das democracias latino-americanas, mesmo sob pressão de economias frágeis, corrupção, violência e redes sociais. Para ele, a defesa da democracia exige ação firme de instituições, políticos e da sociedade civil.