
Política
Envio de processos contra Eduardo Bolsonaro à Conselho de Ética repercute nas redes sociais
Deputado licenciado poderá ser formalmente processado

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados
O envio de quatro pedidos de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nesta sexta-feira (15), pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se tornou o tema mais comentado no X (antigo Twitter) e também repercutiu em outras redes sociais como o Instagram. O deputado, que reside nos Estados Unidos, é acusado de atuar contra o Brasil no exterior, segundo denúncias do PSOL e do PT.
O líder do PT, Lindbergh Farias, afirmou no X que Eduardo Bolsonaro será julgado por alta traição à pátria e que o Conselho de Ética precisará dar uma resposta firme ao país. O colegiado, presidido por Fábio Schiochet (União Brasil-SC), analisará os documentos e poderá instaurar formalmente o processo, notificando o parlamentar.
Ele é acusado de articular sanções políticas e econômicas contra o Brasil, atacar o Supremo Tribunal Federal (STF), constranger a Justiça e buscar medidas em outros países que violam a soberania nacional. Os pedidos de cassação se concentram na atuação do deputado enquanto licenciado do mandato.
Eduardo Bolsonaro está nos EUA desde março e teria participado da articulação do tarifaço imposto por Trump. O deputado também avalia novas sanções contra autoridades brasileiras, incluindo a aplicação da Lei Magnitsky, e teria pressionado autoridades legislativas para pautar anistia de envolvidos em trama golpista.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.