Segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Em vídeo, Lula convida Trump a visitar o Brasil e defende diálogo: "Estou plantando comida, e não ódio"

Política

Em vídeo, Lula convida Trump a visitar o Brasil e defende diálogo: "Estou plantando comida, e não ódio"

Presidente gravou vídeo plantando uva e afirmou que deseja conversar com líder americano após tarifaço de 50% contra produtos brasileiros

Em vídeo, Lula convida Trump a visitar o Brasil e defende diálogo: "Estou plantando comida, e não ódio"

Foto: Reprodução-Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 17 de agosto de 2025 às 10:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (16) que pretende conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para apresentar “o Brasil verdadeiro”. Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula aparece plantando um pé de uva no Palácio da Alvorada e convidou o americano a conhecer a residência oficial.

“A uva brasileira, desenvolvida pela Embrapa, que é uma das maiores empresas de tecnologia agrícola do mundo. Por isso, Trump, eu queria aproveitar este sábado, em que estou plantando o pé de uva Vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, para que a gente possa conversar e para que você conheça o Brasil verdadeiro”, disse Lula.

A fala ocorre após os EUA aplicarem uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, em vigor desde 6 de agosto. Trump justificou a medida alegando que o governo brasileiro adota políticas que prejudicam empresas americanas, a liberdade de expressão e a economia dos EUA.

“Estou plantando comida, e não violência ou ódio. Espero que um dia a gente possa conversar, presidente Trump, para o senhor aprender a qualidade do povo brasileiro”, afirmou o petista. Para Lula, o país é representado por “um povo que gosta de samba, Carnaval, futebol, dos Estados Unidos, da China, da Rússia, do Uruguai, da Venezuela”.

O presidente brasileiro já havia convidado Trump, por carta, para participar da COP30, em novembro de 2025, em Belém (PA). Lula também confirmou que discursará na abertura da Assembleia Geral da ONU, em 23 de setembro, em Nova York, onde espera encontrar o líder americano.