
Política
Lula encontra presidente do Equador e fala em autonomia para diversificar parceiros
Presidente brasileiro também voltou a criticar as big techs

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (18), em Brasília, o presidente do Equador, Daniel Noboa, em uma reunião marcada pelo fortalecimento das relações entre os dois países. Lula destacou que as diferenças políticas não devem impedir a construção de uma América Latina mais forte e unida. Durante o encontro, o presidente brasileiro reforçou a importância da autonomia das instituições.
"Em um cenário global desafiador, em que a rivalidade se agrava e instituições multilaterais são ameaçadas, é preciso firmeza na defesa da nossa independência. Para o Brasil, autonomia é sinônimo de diversificação de parcerias", disse Lula. "Essa visita do presidente simboliza o relançamento da nossa relação bilateral."
Daniel Noboa, presidente do Equador, alinhou-se com a visão de Lula e afirmou que a questão ideológica é uma "página virada", enfatizando o foco na colaboração entre as nações latino-americanas.
Lula também voltou a criticar as grandes empresas de tecnologia, as chamadas big techs."Expus ao presidente Noboa a urgência com que o governo e a sociedade brasileira vêm procurando enfrentar a criminalidade na esfera digital. Nossas sociedades estarão sob constante ameaça sem a regulação das big techs. Esse é o grande desafio contemporâneo de todos os Estados. As redes digitais não devem ser terra sem lei, em que é possível atentar impune contra a democracia, incitar o ódio e a violência", afirmou Lula.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.