
Política
Lideranças de povos amazônicos desejam maior participação na governança da OTCA
Aumento da atuação de povos tradicionais, indígenas e quilombolas são o objetivo de carta enviada aos líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

Foto: Reprodução/Redes sociais
Organizações sociais e representantes dos povos amazônicos divulgaram a entrega de carta aos líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Entre as demandas que serão apresentadas durante o Encontro Regional, nesta sexta-feira (22), há na carta um pedido de mais participação social em decisões sobre assuntos da região.
Há o desejo, por parte das organizações, de criação de uma OTCA Social. O objetivo é o aumento da atuação de povos tradicionais, indígenas, quilombolas e organizações sociais na governança do Tratado, para mais voz em instâncias de decisão.
O encontro faz parte de programação da V Cúpula dos Presidentes dos Países Amazônicos, aonde Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela são signatários do tratado multilateral. A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, da vice-presidente do Equador, Verónica Abad e de chanceleres de outros países foi confirmada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.