
Política
Lula propõe maior protagonismo dos países amazônicos na COP30
Presidente defende ação coordenada para enfrentar o desmatamento e cobrar compromissos globais

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Bogotá, Colômbia, para a 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca), realizada nesta sexta-feira (22). O encontro busca reforçar os compromissos dos países amazônicos na preservação da floresta e promover o engajamento regional para a COP30, marcada para Belém (PA), em 2025.
Entre os principais objetivos está a adesão a uma declaração conjunta de apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), proposta pelo governo brasileiro, que será oficializado na COP30. O fundo, estimado em US$ 125 bilhões, pretende financiar ações de conservação em regiões tropicais, vitais para o clima global.
A agenda começou com reunião entre representantes do Tratado e organizações civis e indígenas, seguida pela cúpula, sediada na Casa de Nariño. A prática de incluir a sociedade civil já havia sido adotada na edição anterior, em Belém.
Lula e Gustavo Petro, presidente da Colômbia, são os únicos chefes de Estado presentes. A delegação brasileira inclui ministros e o presidente da COP30. A cúpula também aprovará a Carta de Bogotá, com metas contra o desmatamento. Antes de partir, Lula fará declaração à imprensa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.