
Política
Lula reúne governadores para reforçar combate a queimadas antes da COP30
Encontro será na quinta (28) e discutirá ações conjuntas para evitar impacto negativo na conferência do clima em Belém

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os governadores de estados que abrigam os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal para uma reunião na próxima quinta-feira (28), com o objetivo de discutir medidas integradas contra incêndios florestais. A principal preocupação do governo é evitar que a temporada de queimadas prejudique a realização da COP30, marcada para Belém (PA).
Segundo auxiliares, Lula buscará apoio dos estados para conter os focos de incêndio, que costumam aumentar no segundo semestre. A reunião contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e de representantes do ICMBio.
Dados do Inpe apontam que, em 2024, o Brasil registrou 278.299 focos de incêndio, alta de 46,5% em relação a 2023. Por outro lado, de janeiro a junho de 2025, houve queda de 65,8% nas áreas queimadas, segundo o Ministério do Meio Ambiente, que atribui a redução a condições climáticas mais favoráveis e a esforços conjuntos entre União e estados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.