
Política
Hugo Motta defende urgência de debater reforma administrativa: "Não pode mais ser adiado"
Comissão geral será realizada em setembro; tema enfrenta resistência dentro da base governista

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados realizará no dia 3 de setembro, em formato de comissão geral, um debate no plenário sobre a reforma administrativa. O presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o tema não pode mais ser prorrogado.
“Esse tema não pode mais ser adiado, pois diz respeito à espinha dorsal da República: a capacidade do Estado de servir de forma eficiente e justa”, declarou Motta no X (antigo Twitter).
Desde maio, um grupo de 17 parlamentares analisa uma proposta de reforma sob coordenação do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ). Na semana passada, ele apresentou os textos elaborados a Motta e à ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Nesta semana, o parlamentar deve se reunir com bancadas e frentes parlamentares para dar tração às propostas.
“O Brasil precisa de coragem para enfrentar suas verdades. E uma delas é inescapável: o Estado brasileiro não está funcionando na velocidade da sociedade. A cada dia, a vida real cobra mais do que a máquina pública consegue entregar. E quando o Estado falha, é o cidadão quem paga a conta”, disse o presidente da Câmara.
Apesar de tratada como prioridade por Motta, a reforma administrativa enfrenta resistência dentro da base governista. No comando anterior da Casa, sob Arthur Lira (PP-AL), o tema ficou paralisado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.