
Política
Lula cita dívida histórica com África e assina cinco acordos bilaterais com Nigéria
Lula e Tinubu assinam acordos bilaterais e reforçam cooperação estratégica entre países

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (25) em Brasília, no Palácio do Planalto, o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, para uma visita de Estado, durante a qual foram assinados cinco atos bilaterais em áreas como aviação civil, segurança e tecnologia.
Durante a visita, Lula ressaltou a importância de ampliar o comércio entre os dois países em defesa à soberania do Sul Global. “Nesse momento, em que ressurgem o protecionismo e o unilateralismo, Nigéria e Brasil reafirmam a sua aposta no livre comércio e na integração produtiva”, disse.
O presidente também destacou a dívida histórica do Brasil com a África devido aos 350 anos de escravidão e defendeu a cooperação baseada em solidariedade e transferência de tecnologia: “o Brasil tem obrigação de ajudar o continente africano a ter o mesmo desenvolvimento que nós tivemos aqui”. Em resposta, o presidente nigeriano enfatizou o interesse da Nigéria em parcerias na produção industrial de medicamentos genéricos e colaborações com a Petrobras.
Entre os acordos assinados, está a operação de um voo direto entre São Paulo e Lagos, além de memorandos para formação de diplomatas, consultas políticas, cooperação científica e investimentos. Lula anunciou ainda que será designado um adido da Polícia Federal em Abuja, capital nigeriana, para fortalecer a colaboração no combate ao crime organizado e tráfico internacional de drogas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.