
Política
País só tem a lamentar uma tentativa de golpe, diz Moraes no julgamento de Bolsonaro
Ministro do STF ainda afirmou que instituições brasileiras demonstraram resiliência e que a pacificação do Brasil depende do respeito à Constituição

Foto: Luiz Silveira/STF
Ao iniciar a leitura de seu relatório na ação que julga a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, por tentativa de golpe de Estado em 2022, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que as instituições brasileiras mostram resiliência, em meio à tentiva de atentado ao Estado Democrático de Direito.
"O país e sua Suprema Corte só tem a lamentar que mais uma vez na história republicana brasileira se tenha novamente mais uma vez tentado um golpe de Estado atentando contra as instituições e a democracia pretendendo se uma ditadura", afirmou o magistrado nesta terça-feira (2).
Ainda durante a leitura do relatório, Moraes afirmou que a pacificação do país depende do respeito à Constituição Federal. “O caminho aparentemente mais fácil, e só aparentemente, que é da impunidade e da omissão, deixa cicatrizes traumáticas à sociedade e corrói a democracia como lamentavelmente o passado recente do Brasil demonstra”, disse.
O julgamento de Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado o foi dividido em oito sessões, com a primeira voltada para as manifestações do procurador-geral Paulo Gonet e das defesas. A votação dos ministros, que pode resultar em penas superiores a 30 anos, ocorrerá nas sessões seguintes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.