
Política
Lula diz que Moraes não deve temer Trump em julgamento de Bolsonaro
Presidente brasileiro critica interferência externa durante julgamento de Bolsonaro

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), não deve se preocupar com sanções aplicadas pelos Estados Unidos. A fala ocorre no mesmo dia em que o tribunal inicia o julgamento de Jair Bolsonaro e aliados, acusados de golpe de Estado.
Lula considerou exageradas as ações do governo americano e destacou que decisões internas do Brasil não devem ser alvo de pressões externas. Segundo ele, Trump ultrapassou limites ao tentar influenciar questões judiciais brasileiras.“Não tem porque ficar temendo acusação americana. O que está acontecendo com os Estados Unidos é que ele exacerbou qualquer coisa que a gente tinha conhecimento na história da humanidade de um governo se meter a julgar o comportamento da Justiça de outro país. É um negócio inacreditável", disse o presidente.
O líder brasileiro reforçou que a função do presidente dos EUA se restringe à administração interna de seu país.“O Trump não foi eleito para ser imperador do mundo. Ele foi eleito para ser presidente dos Estados Unidos da América do Norte. Ele tem direito a criar as taxas. Ele tem direito. Agora, tem regra”, afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.