Quarta-feira, 03 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula diz que Moraes não deve temer Trump em julgamento de Bolsonaro

Política

Lula diz que Moraes não deve temer Trump em julgamento de Bolsonaro

Presidente brasileiro critica interferência externa durante julgamento de Bolsonaro

Lula diz que Moraes não deve temer Trump em julgamento de Bolsonaro

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 02 de setembro de 2025 às 18:03

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), não deve se preocupar com sanções aplicadas pelos Estados Unidos. A fala ocorre no mesmo dia em que o tribunal inicia o julgamento de Jair Bolsonaro e aliados, acusados de golpe de Estado. 

Lula considerou exageradas as ações do governo americano e destacou que decisões internas do Brasil não devem ser alvo de pressões externas. Segundo ele, Trump ultrapassou limites ao tentar influenciar questões judiciais brasileiras.“Não tem porque ficar temendo acusação americana. O que está acontecendo com os Estados Unidos é que ele exacerbou qualquer coisa que a gente tinha conhecimento na história da humanidade de um governo se meter a julgar o comportamento da Justiça de outro país. É um negócio inacreditável", disse o presidente.

O líder brasileiro reforçou que a função do presidente dos EUA se restringe à administração interna de seu país.“O Trump não foi eleito para ser imperador do mundo. Ele foi eleito para ser presidente dos Estados Unidos da América do Norte. Ele tem direito a criar as taxas. Ele tem direito. Agora, tem regra”, afirmou.