Sexta-feira, 05 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PSOL aciona MPF para barrar exportação de aço para Israel

Política

PSOL aciona MPF para barrar exportação de aço para Israel

Representação aponta risco de uso bélico do material

PSOL aciona MPF para barrar exportação de aço para Israel

Foto: FreePik

Por: Metro1 no dia 03 de setembro de 2025 às 11:38

Parlamentares do PSOL apresentaram uma representação ao Ministério Público Federal para impedir a saída de um navio da empresa Villares Metals com 48 caixas de barras de aço destinadas à IMI Systems, em Haifa, Israel. De acordo com a Folha de São Paulo, a denúncia foi protocolada pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e pela vereadora Débora Camilo (PSOL-SP), com apoio de entidades como o Coletivo Pró-Palestina Livre e a Frente Palestina de SP.

O navio MSC Leila sairia do Porto de Santos na sexta-feira (5), com previsão de escala em Roterdã, na Holanda, de onde a carga seria redirecionada ao ZIM America, com chegada prevista para 17 de outubro. A representação pede a abertura de inquérito civil e adoção de medidas cautelares para barrar o envio do material até a conclusão das investigações.

O documento também solicita que sejam apuradas possíveis responsabilidades civis, administrativas e, se aplicável, criminais de agentes públicos e privados envolvidos. Segundo as autoras, a exportação foi autorizada por licença expressa, sem avaliação adequada sobre possíveis usos militares do material.

Alega-se ainda que a empresa israelense destinatária é conhecida por abastecer a indústria de guerra do país e que a operação pode ferir tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. A empresa responsável não respondeu aos pedidos de posicionamento até a publicação.