
Política
PSOL aciona MPF para barrar exportação de aço para Israel
Representação aponta risco de uso bélico do material

Foto: FreePik
Parlamentares do PSOL apresentaram uma representação ao Ministério Público Federal para impedir a saída de um navio da empresa Villares Metals com 48 caixas de barras de aço destinadas à IMI Systems, em Haifa, Israel. De acordo com a Folha de São Paulo, a denúncia foi protocolada pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e pela vereadora Débora Camilo (PSOL-SP), com apoio de entidades como o Coletivo Pró-Palestina Livre e a Frente Palestina de SP.
O navio MSC Leila sairia do Porto de Santos na sexta-feira (5), com previsão de escala em Roterdã, na Holanda, de onde a carga seria redirecionada ao ZIM America, com chegada prevista para 17 de outubro. A representação pede a abertura de inquérito civil e adoção de medidas cautelares para barrar o envio do material até a conclusão das investigações.
O documento também solicita que sejam apuradas possíveis responsabilidades civis, administrativas e, se aplicável, criminais de agentes públicos e privados envolvidos. Segundo as autoras, a exportação foi autorizada por licença expressa, sem avaliação adequada sobre possíveis usos militares do material.
Alega-se ainda que a empresa israelense destinatária é conhecida por abastecer a indústria de guerra do país e que a operação pode ferir tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. A empresa responsável não respondeu aos pedidos de posicionamento até a publicação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.