Quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

STF vê anistia debatida na Câmara como inconstitucional

Política

STF vê anistia debatida na Câmara como inconstitucional

Ministros do Supremo sinalizaram que vão barrar qualquer tentativa de anistia

STF vê anistia debatida na Câmara como inconstitucional

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 04 de setembro de 2025 às 09:02

Atualizado: no dia 04 de setembro de 2025 às 09:24

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já sinalizaram que vão barrar qualquer tentativa de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, caso o Congresso avance com a proposta. A movimentação cresceu em Brasília com o início do julgamento dos responsáveis, aumentando a pressão por parte de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), admitiu que o tema será discutido ainda este mês, após negociações entre líderes do Centrão. A ideia é que, em troca da anistia, Bolsonaro apoie uma candidatura presidencial de Tarcísio de Freitas em 2026. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também entrou no debate ao sugerir mudanças na tipificação do crime de abolição do estado democrático de Direito.

Enquanto isso, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a oposição já tem votos suficientes para aprovar a proposta no Congresso. Tarcísio, por sua vez, tem atuado diretamente junto a ministros do STF, pedindo clemência para os envolvidos, inclusive em nome de uma “pacificação nacional”.