
Política
Deputado solicita inquérito contra Tarcísio por ataque ao STF
Falas durante ato em defesa de Bolsonaro motivam ação no Supremo

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
O deputado Rui Falcão (PT-SP) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de investigação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por crimes de coação durante processo judicial, incitação ao crime e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O pedido foi feito após o discurso do governador em um ato neste domingo (7), onde defendeu anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante o evento, Tarcísio afirmou que "ninguém aguenta mais a tirania de Moraes" e que "não vai aceitar que nenhum ditador diga o que a gente tem o que fazer". O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso relacionado à tentativa de golpe, poderá arquivar a solicitação ou enviá-la à Procuradoria-Geral da República.
Segundo Falcão, as falas de Tarcísio têm o objetivo de enfraquecer o STF e pressionar seus membros no momento em que o tribunal analisa ações contra Bolsonaro e aliados. Ele apontou que o discurso integra uma movimentação coordenada para desacreditar o Judiciário e defender a impunidade por meio da anistia.
O parlamentar destacou ainda que o posicionamento do governador não se enquadra como liberdade de expressão. Para ele, chamar um ministro de "ditador" representa um ataque direto às instituições e tenta estimular o descumprimento de decisões judiciais, o que considera especialmente grave vindo de um chefe de Executivo estadual.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.