Terça-feira, 09 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Deputado solicita inquérito contra Tarcísio por ataque ao STF

Política

Deputado solicita inquérito contra Tarcísio por ataque ao STF

Falas durante ato em defesa de Bolsonaro motivam ação no Supremo

Deputado solicita inquérito contra Tarcísio por ataque ao STF

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

Por: Metro1 no dia 09 de setembro de 2025 às 08:16

O deputado Rui Falcão (PT-SP) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de investigação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por crimes de coação durante processo judicial, incitação ao crime e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O pedido foi feito após o discurso do governador em um ato neste domingo (7), onde defendeu anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante o evento, Tarcísio afirmou que "ninguém aguenta mais a tirania de Moraes" e que "não vai aceitar que nenhum ditador diga o que a gente tem o que fazer". O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso relacionado à tentativa de golpe, poderá arquivar a solicitação ou enviá-la à Procuradoria-Geral da República.

Segundo Falcão, as falas de Tarcísio têm o objetivo de enfraquecer o STF e pressionar seus membros no momento em que o tribunal analisa ações contra Bolsonaro e aliados. Ele apontou que o discurso integra uma movimentação coordenada para desacreditar o Judiciário e defender a impunidade por meio da anistia.

O parlamentar destacou ainda que o posicionamento do governador não se enquadra como liberdade de expressão. Para ele, chamar um ministro de "ditador" representa um ataque direto às instituições e tenta estimular o descumprimento de decisões judiciais, o que considera especialmente grave vindo de um chefe de Executivo estadual.