
Política
Hugo Motta descarta anistia a Bolsonaro na pauta da Câmara nesta semana
Tema segue em negociação entre governo, centrão e oposição, mas só deve avançar após decisão do Supremo

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (9) que a proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos acusados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro “não tem previsão nem de pauta, nem de relator”.
A decisão ocorre em meio à pressão de bolsonaristas e partidos do centrão, no momento em que o Supremo Tribunal Federal julga Bolsonaro por envolvimento na trama golpista. Segundo Motta, a Câmara deve discutir nesta semana apenas projetos de consenso entre os partidos, deixando a anistia para depois do julgamento, previsto para terminar na sexta-feira (12).
Mesmo com a articulação de líderes do PL e de setores da oposição, Motta manteve o tema fora da agenda imediata. O governo Lula, por sua vez, atua para barrar a proposta e tenta priorizar a votação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5.000.
Na pauta desta semana, entre os projetos considerados prioritários está a medida provisória do setor energético, que amplia a tarifa social e garante fornecimento gratuito de energia a 16 milhões de pessoas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.