
Política
Bolsonaro: ex-presidente entra para grupo de chefes de Estado punidos por golpe desde a 2ª Guerra
Estudo aponta que, até então, apenas nove ex-mandatários haviam sido condenados por crimes do tipo

Foto: Alan Santos/PR
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou o primeiro brasileiro condenado por tentativa de golpe de Estado. Na última quinta-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) impôs a ele 27 anos e três meses de prisão, além de outros crimes.
No cenário internacional, Bolsonaro é o décimo chefe de Estado punido por golpe desde 1946, em uma lista que reúne ex-líderes de países como Bolívia, Grécia, Coreia do Sul, Turquia, Paquistão, Uruguai e Azerbaijão.
O levantamento é dos pesquisadores Luciano Da Ros (UFSC) e Manoel Gehrke (Universidade de Pisa), publicado na revista Government & Opposition, da Cambridge University Press. O estudo leva em conta apenas decisões de cortes nacionais, deixando de fora tribunais internacionais. Desde 1946, só nove chefes de Estado haviam sido condenados por envolvimento em golpes, enquanto 55 foram punidos por corrupção entre os anos 1940 e 2010.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.