
Política
Relator garante votação de projeto da anistia e diz buscar “meio-termo”
A Câmara aprovou a urgência para a tramitação do projeto

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto de lei da anistia, afirmou nesta quinta-feira (18) que o risco de a proposta não ser votada é “zero”. Segundo ele, o texto a ser apresentado buscará um “meio-termo” capaz de “pacificar o país”.
Paulinho disse que iniciará articulações com governadores e, na próxima segunda-feira (22), com bancadas da Câmara. A expectativa, segundo o relator, é que, se houver consenso, a proposta seja levada ao plenário já na próxima semana.
O parlamentar também descartou a possibilidade de o texto travar no Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defende uma versão mais branda da anistia e já sinalizou que pode apresentar um projeto alternativo, que reduz penas, mas não prevê perdão aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.
Na quarta-feira (17), a Câmara aprovou a urgência para a tramitação do PL 2162/23, que prevê anistia a acusados de tentativa de golpe de Estado, incluindo os condenados pelos atos golpistas de janeiro de 2023.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.